História das Assembléias de Deus no Estado do Espírito Santo |
Logo oficial das Assembléias de Deus no Brasil |
Como Começou no sul do Estado
Após viver uma profunda experiência de renovo espiritual, o mesmo começou adar ênfase à doutrina pentecostal, e por isso foi afastado da igreja Batista. Tendonecessidade de apoio para a nova congregação pentecostal, foi a Vitória, juntamente com Severiano, a fim de conhecer melhor a Assembléia de Deus Pentecostal, como era chamado o trabalho na época, dirigido pelo pastor João Pedro da Silva que os recepcionou com uma calorosa acolhida. Tempos depois foram designados dirigentes da nova Congregação Pentecostal de Limoeiro. Assim ficou bem estabelecida a obra de Cristo na capital capixaba. Muitas conversões e batismos foram realizados. O relato foi enviado pelo pastor João Pedro e publicado no Mensageiro da Paz em 15 de Outubro de 1931; "No mês de junho, batizei nas águas 27 novos convertidos e em agosto, igual número". Depois de tantas lutas pela evangelização, o pastor João Pedro da Silva cumprira a sua missão na terra. Era uma das últimas viagens pelo interior do Estado. Ao regressar da localidade de Una Grande, município de Santa Leopoldina, após a celebração de um culto. O mesmo foi acometido de pertinaz pneumonia, que o deixou agonizante durante 45 dias. Sem meios de cura, veio a falecer no dia 17 de maio de 1935, após cinco anos de dedicação e eficiência ministerial na obra do Senhor, deixando uma igreja com mais de 1.110 membros ativos no Estado. Após a morte do Pastor João Pedro da Silva houve substituições sucessivas pelos pastores: Joaquim Moreira Costa de Araújo, Tales Caldas, Eugenio de Oliveira, José Menezes. No ano de 1941, assumiu a direção da igreja o pastor Belarmino Pedro Ramos, sendo este o responsável pelo registro da igreja, dando-lhe personalidade jurídica, em outubro de 1943. Desde então o testemunho da obra Pentecostal alcançou outras cidades do interior do Estado, com excelentes resultados e Belarmino permaneceu até 08 de agosto de 1944. |
Cidades alcançadas FUNDÃO Movimento Pentecostal chegou no município de Fundão no ano de 1934. As boas novas foram introduzidas pelos próprios habitantes, que assistiram a um culto em Timbui, ficaram tão maravilhados que resolveram anunciar para a cidade a nova mensagem. Alguns meses depois já havia um bom número de interessados e mais tarde a pedido destes novos crentes, a igreja em Vitória enviou para Fundão, João Ferreira, com a responsabilidade de prestar assistência espiritual a esses novos convertidos. Em abril de 1938, os crentes edificaram um pequeno templo num terreno doado por Manoel Costa. O trabalho cresceu tanto que foi necessária a construção de um templo maior e melhor localizado. E no dia 06 de setembro de 1941, inaugurou-se o novo templo o primeiro templo sede, com a presença de Samuel Nystrom, Belarmino Pedro Ramos e Eugenio de Oliveira. A Assembléia de Deus em Fundão tornou-se um marco na evangelização das cidades do norte do Estado; João Neiva, Colatina, Linhares e Serra, através do pastor Antonio de Brito, Getulio Pimentel Loureiro e Pastor Esmeraldo Gomes, que foram empossado em Fundão pelo Pastor Joaquim Moreira da Costa, conforme registrado em ata da época, datada de 08/12/35.
CARIACICA Em 1936 na residência do irmão Francisco Santana iniciou-se a obra em Itacibá, no município de Cariacica-ES. A primeira congregação foi organizada ao lado dos prédios no bairro de Itanguá. O primeiro dirigente do pequeno salão foi Francisco Martins de Paula, conhecido como Chico Ovídio, indo mais tarde para a casa do irmão Rufino de Lima, e posteriormente para a rua Manoel Joaquim dos Santos, em Itacibá.
Pastor Manoel Souza Filho |
ORIGEM DOS MOURAS
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário